segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

UnB tem 90% dos bacharéis aprovados na OAB. Jornais antecipam o ranking das piores e melhores faculdades de direito

Rayanne Portugal Correio Braziliense

De cada 100 alunos da UNB 90 são aprovados no Exame de Ordem

Entre as 16 instituições de ensino superior do Distrito Federal que tiveram graduandos e graduados avaliados pelo exame nacional unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Universidade de Brasília desponta na frente ao ter aprovado 90% dos candidatos na primeira fase do exame (veja quadro). Segundo informações da OAB/DF, das 48 pessoas que cursaram direito pela UnB, apenas três não alcançaram a nota mínima para aprovação.

Para Ana Frasão, diretora da Faculdade de Direito da UnB, o resultado parcial é muito bom, o que reflete um possível alto desempenho na segunda fase do exame. “Acredito que esse número antecipe novas aprovações nos resultados finais, que serão divulgados em breve”, afirma. No entanto, é preciso aguardar para compreender o real desempenho dos avaliados. “Independentemente do bom índice, nossa maior preocupação é o resultado final das duas etapas. Esse sim será um número expressivo para a avaliação do curso e dos candidatos”, diz.

A lista de faculdades com melhores índices de aprovação na primeira fase do exame também inclui o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), com 61% de aprovação — diferença de 30 pontos percentuais em relação à primeira colocada —, instituição com o mais alto desempenho entre as particulares. Ela aprovou 210 dos 549 avaliados. “Temos apostado em um ensino que prepare o estudante de forma completa para o exercício jurídico, e acredito que esse empenho tenha se refletido no resultado”, afirma Renato Rezende, reitor da UDF.  O reitor explica que os alunos aguardam ansiosos pela divulgação do novo resultado, preocupados com o alto índice de reprovação anunciado pela OAB. “Esperamos manter o nível obtido na primeira avaliação e orientar os alunos que se sentirem prejudicados para recorrerem da melhor forma”, explica.

Entre as piores avaliações, estão o Instituto Superior do Planalto (Iesplan) e o Centro Universitário Planalto (Uniplan), com 29,3% e 28% de aprovados, respectivamente. O ranking preliminar geral das universidades brasileiras, referente à primeira fase do exame, não será divulgado pela OAB. O resultado final das duas avaliações sairá até 23 de dezembro, após avaliação dos recursos e divulgação das notas finais dos aprovados.