domingo, 6 de março de 2011

A atuação de Chicão e uma breve análise do seu primeiro mês como deputado estadual

Deputado Chicão Gorski
Chicão, no parlamento estadual gaúcho, está tendo um desempenho altamente surpreendente. Para quem imaginou que ele fosse ter uma atuação apagada ou discreta, enganou-se redondamente. Tenho conversado com meus amigos do PT e do PSB, com quem tenho contato de longos anos, e todos são unânimes em sustentar que sua atuação é uma das melhores da Assembléia Legislativa.

Chicão é engenheiro civil, professor universitário, tem pós-graduação em gestão de cidades pela fundação Alvaro Penteado, de São Paulo, foi 4 anos vice-prefeito, 8 anos prefeito de Santiago, é sabidamente uma pessoa inteligente e - sobretudo - sabe conciliar os pólos opostos enquanto presidente da comissão de agricultura da Assembléia Legislativa. Ademais, tem convívio dentro dos COMUDEs, dos COREDES, é um profundo conhecedor de Orçamentos Públicos e mitigou uma formação discursiva que agrega conservadores e esquerdas. Chicão não fala como a direita e nem usa conceitos direitistas. Suas falas são recheadas de conceitos de esquerda e isso tem sido o diferencial, intrigando os petistas, que não entendem de onde vem tanta base teórica similiar às suas, gerando paixões  nos socialistas, demarcando um espaço como nunca ninguém tinha feito dentro do bancada do PP.

Ademais, sabe ponderar e medir politicamente as situações que se apresentam. Exemplo recente disso foi a questão do novo código florestal; num primeiro momento, Chicão jogou-se de cabeça, influenciado pela direita; depois, viu que nao era bem assim, da SBPC a ABC, passando pela direção do CREA, OAB, amplas parcelas da socidade civil, todos estavam contra e ele logo tratou de criar uma linha discursiva diferente, não radicalizando em nenhum pólo, mas propondo ouvir os dois lados. Foi uma estratégia inteligente, perspicaz; e ele não bobo, sabe que o código de Aldo Arantes não passa no Congresso e nem uma proposta de Código Florestal nos moldes à Arantes passaria no parlamento estadual.

Não sem razão, o Presidente Villaverde gosta muito de convidar o santiaguense para representá-lo em eventos em nome do Parlamento Estadual. As relações de Chicão com a alta cúpula estadual do PT, do PSB e do PC do B são das melhores.

As bancadas do PP, historicamente, são formadas por líderes "feijão com arroz", dogmáticos na crença de uma ideologia direitista tosca, totalmente sem maleabilidade, comendo acriticamente nas mãos de entidades reacionárias, a começar pela FARSUL. Ao longo dos anos, legislatura após legislatura, os líderes do PP estão se diluindo, a bancada sendo reduzida a cada pleito, o isolamento aumentando e o partido incapaz de produzir modernidade, eis que isolado no meio rural, perde-se na histeria de um discurso irracional ligado ao agronegócio, cada vez mais distante das grandes massas urbanas e suas reivindicações. Chicão percebeu que as forças agrárias não podem ser reduzidas a um único pensamento e que existem várias outras forças, a começar pela FETAG, CRESOL... Ciente disso, abriu outras frentes, ouviu outros setores, não produziu o discurso histérico contra o MST e estabeleceu relações políticas com todos. Aí também reside seu sucesso.

Chicão está sendo moderno dentro do parlamento estadual; é um diferencial dentro da bancada do PP e um diferencial dentro do parlamento. Se continuar nessa linha, se não se perder, está com tudo nas mãos para se consagrar como o melhor deputado do parlamento gaúcho, pois nesse primeiro mês mostrou serviço mais que qualquer outro, tornando-se disparamente o mais atuante e revelando para todos o seu preparo como teórico das questões municipalistas, orçamentárias e - sobretudo - revelando-se um hábil jogador, o que sempre foi e nunca deixou de sê-lo. Agora, saiu da defensiva e passou a jogar na linha de sempre e está dando um show de bola.