sábado, 26 de março de 2011

iG ganha 2 prêmios no principal concurso de infografia do mundo. Santiaguense é o Editor de Artes

Dos quatro principais portais do Brasil, iG foi o único a ser reconhecido pelo Malofiej



GUILHERMES PRATES DAMIAN
Dos quatro principais portais de internet do Brasil, o iG foi o único premiado no mais importante concurso de infografia do planeta. Na 19ª edição do Malofiej, o iG levou duas medalhas de bronze com os infográficos “Quem Precisa do Motorista? O Carro do Futuro Explicado” e “Os 10 piores acidentes aéreos do mundo”. O prêmio reconhece o investimento do iG em produção de conteúdo primário, inovação e qualidade e mostra como o portal se tornou referência de jornalismo qualificado e criatividade na internet.

O iG concorreu contra os principais veículos de comunicação do mundo, como o "The New York Times", o principal jornal dos EUA, o "The Guardian" e a "BBC", os principais meios de comunicação da Inglaterra. São veículos com uma longa tradição de infografia, que tradicionalmente fazem reportagens usando recursos gráficos.

O Malofiej é conferido pela SND - Society for News Design (Sociedade para o Design de Notícias, na sigla em inglês), uma organização com mais de 2.500 membros espalhados em cerca de 50 países, com sede nos EUA. O prêmio é conferido desde 1993 pelo escritório espanhol da SND. Os meios de comunicação espanhóis são referência mundial em infografia, o que explica por que o prêmio nasceu no país. O prêmio leva o nome de Alejandro Malofiej, argentino morto em 1987 e considerado o pioneiro da infografia.

Além do iG, os únicos veículos brasileiros de internet premiados na edição 2011 da SND foram http://www.estadao.com.br%20e/ e   http://www.veja.com/

===

Quem faz o iG do Brasil é o santiaguense Guilhes Prates Damian, que deixou a Revista Veja após 10 anos e aceitou o desafio de tocar o iG do Brasil, como editor infografista. Parabéns ao Guilhes e aos seus colegas do iG. O iG Brasil pertence a OI da Espanha.

Guilhes nasceu em Santiago, é filho de Alzira Prates e Wagner Damian. Graduou-se pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Desenho Industrial, fez estudos de pós-graduação já em São Paulo, onde reside desde 1998. Atuou por 10 anos na Revista Veja, foi editor de artes de Playboy, editor de Veja São Paulo e recentemente aceitou o desafio de tocar o iG no Brasil, assumindo o cargo de editor de Artes/Infografista, sendo que seu diretor de Artes é o famoso Rodrigo David.

É importante salientar esses dois prêmios mundiais, onde o iG ganhou até do The New York Times, é na área de infografia, justamente a área tem como editor o santiaguense, que está vivendo um dia de festa em São Paulo. Guilhermes é meu sobrinho.

Arte http://expediente.ig.com.br/

Diretor: Rodrigo David

Designers: Luiz Ribalta (Editor), André Visockis, Ari Oliveira, Daniel Tremontini, Gabriela Invernizzi, Leandro Rodrigues, Luis Vilela, Maurivan Luiz, Murilo Junqueira

Infografistas: Guilhermes Prates Damian (Editor), André Teodoro, Bruno Godoy, Cássio Bittencourt, Gabriel Silveira, Guilherme Matos, Leandro Costa, Marcos Veiga, Pedro Ferreira, Raphael Ferraz, Renato Munhoz, Rodrigo Guedes, Tiago Teixeira, Willian Costa.