domingo, 27 de março de 2011

Atualidade e Marxismo

É notícia no mundo inteiro e tal ocupou destaque na mídia, recentemernte, a busca  empreendida pelas obras de Marx, em especial, O CAPITAL. E por que tudo isso acontece no Brasil e no mundo?


As teses de Marx e Trostsky vieram à tona, justamente porque o receituário neoliberal pelo mundo, que sempre desdanhou as teses marxistas de intervenção do Estado na economia, acabou fazendo exatamente o contrário do que sempre pregou, exatamente e dentro da mesma linha que o marxismo sempre sustentou. O que é senão os recursos públicos injetados para salvar os bancos? Intervenção estatal na economia financeira. Isso aconteceu nos EEUU, na Inglaterra e daí espalhou-se pelos países europeus.

Durante décadas, desde o Consenso de Washington, em 1980, houve duas teses preponderantes.

1 - Os liberais e neoliberais sempre sustentaram que o mercado se regulava por si próprio. Rejeitavam ferozmente qualquer intervenção estatal.

2 - Todos os marxistas sustentavam que o mercado não se regulava e sustentavam a intervenção estatal.

Isto posto, em 2007, com o início da crise no sistema imobiliário americano, teve início, também, a atual crise financeira global. Quando tudo estourou, com o crack das bolsas de valores e o sistema financeiro e bancos em bancarrota, o que fizeram os liberais e neoliberais? Defenderam a imediata intervenção do Estado, fazendo exatamente o contrário do que eles sempre sustentaram.

Aí veio à tona a razão dos marxistas, sufocada durante décadas, e isso explica a valorização e a busca pelos livros de economia de Marx, afinal mesmo o mais radical defensor do neoliberalismo, quebrou a cara na defesa de suas fundamentações teóricas.

Esse é outro lado da crise e tem gente em Santiago que sequer compreende isso e as razões de tanto debate atual em torno das idéias de Marx.

Tenham todos um bom domingo