segunda-feira, 14 de março de 2011

MONÓLOGO SOBRE O CÓDIGO FLORESTAL SERÁ HOJE NO AUDITÓRIO DA URI, ÀS 20 HORAS

Haverá um monólogo dos deputados Heinze e Chicão, hoje, às 20 horas, no Auditório da URI, com os estudantes do curso de engenharia agrícola.

Lastimável que uma universidade como a URI não faça um debate com confronto de posições, ouvindo favoráveis e contrários a esse projeto do deputado Aldo Rebelo, ex-comunista que hoje come na mão do agronegócio.

Isso é ridículo para uma universidade. Querem enfiar goela abaixo apenas uma posição, como se todos dentro da universidade e dentro de Santiago fossem favoráveis a esse código que visa incentivar cada vez mais a destruição da natureza, sem pensar nas consequências e no futuro das gerações.

O ideal para o crescimento da sociedade como um todo, para o florescimento da democracia, seria convidar palestrantres que representassem também as posições contrárias ao projeto Rebelo e não só favoráveis, como é o caso dos dois deputados. Assim não haverá debate, haverá apenas uma exposição de idéias favoráveis com uma platéia favorável e vão todos ter orgasmos agrícola/desenvolvimentistas imaginando ampliar as plantações, mesmo que sacrificando a natureza de forma inescruplusosa.

O deputado Chicão não está ouvindo seus  eleitores, pois eu votei nele e não concordo com suas posições nessa questão do novo código florestal. Ele não poderia sair defendendo uma posição que é vivamente manipulada pelos latifundiários, os mesmos que boicotaram sua campanha e fizeram de tudo para ele não elegesse. Curiosamente, os que pegaram sua campanha, eu - por exemplo - e o apoiaram junto com os setores médios urbanos, parece que ele não está nos ouvindo. Ou está?

Eu peço que a URI não se preste para esse monólogo viciado. Se quiserem fazer um debate democrático de idéias, como tem que ser realmente numa democracia, que convidem palestrantes para a edição do contraditório e não liberem apenas a engenharia agrícola. Por que não liberam também os estudantes de biologia? Medo do contraditório?

Também não adianta levarem palestrantes contrários e formarem uma platéia somente com um curso que é amplamente favorável.