sexta-feira, 25 de março de 2011

Senador Pedro Simon cita Santiago em seu discurso no Senado, ontem

O Senador Pedro Simon citou Santiago em seu discurso no Senado, ontem. O senador gaúcho historiografava sobre nossa fronteira, a concepção de guerra dominante em passado recente e a militarização de cidades gaúchas. Disse Simon: "Santiago tem cinco quartéis e nenhuma indústria".

Segundo o senador, essa concepção de militarização não existe mais e nada mais justifica a presença de tantos quartéis em cidades pequenas e de fronteiras com a Argentina.

Simon é amigo pessoal do Ministro da Defesa Nelson Jobim, alguma coisa ele deve estar sabendo e aí 2 hipóteses devem incidir na análise dos santiaguenses. Primeiro, sua citação foi fortuita e apenas se enquadra num raciocínio mais amplo de quem reconhece que não mais se justifica a militarização da fronteira-sul do Brasil. Segundo, ele pode estar adiantando uma situação que é de seu conhecimento, pois há muito se fala que o Projeto SIVAM (que substituiu o calha norte) visaria militarizar a fronteira-norte a partir da Amazônia e isso implicaria em deslocar nossos quartéis para o norte do pais.

Essa situação é extremamente preocupante e nossos pensadores deviam levar a sério essa perspectiva de deslocar quartéis do sul para o norte. Se isso viesse a acontecer, seria um caos para Santiago, pois o dinheiro injetado na economia a partir dos militares é significativo e aqueçe nosso comércio. Se Heinze se preocupasse mais com essas questões e menos com o código florestal e agronegócio, talvez não fôssemos pegos de surpresa. Mas...