sábado, 23 de abril de 2011

Desejo uma Feliz Páscoa a todos

Ontem à tarde, participei de uma longa reunião na casa do companheiro Luciano Vieira e pude, com calma, expor as razões de minha incerteza e minha indefinição com a política partidária. Dezesseis anos morando em Porto Alegre e dois em São Paulo, eu pude conhecer as máquinas partidárias por dentro, sei como tudo funciona e não me agrada nenhum pouco servir orientações das quais não participei e não participo.

Por outro lado, tenho uma vida com uma filhinha e quis Deus me propiciar talvez o melhor momento de minha vida, como esse que estou vivendo. Tenho amigos aos quais sou eternamente grato, pois sempre foram leais comigo nos momentos de grande dor e de grandes dificuldades. Isso, devido ao meu lastro moral, é uma base muito séria.

Desde 2005 eu litigava, administrativamente, na comissão de anistia do ministério da justiça. Agora, com tudo definido, inicio uma outra etapa, que é um processo judicial contra a União, fato que já tornei público em postagens anteriores. Custou, custou, custou, houve voltas e reviravoltas, mas finalmente saiu uma decisão. Agradeço a todas as pessoas que deram seus depoimentos por mim naquele ano de 2005: Alceu Nicola, Valdir Amaral Pinto, Enio Kinel, Olavo Sobrosa, Paulo Silva (de cujus), Paulo Cadó e Nelson Goelzer Filho. Elas contribuíram para as decisões de hoje, uma coisa leva a outra, uma decisão leva a outra.

Também agradeço muito a um grande amigo de todas as horas que tive nos últimos anos, o JOÃO OTÁVIO BIERMANN PINTO, popular TAVINHO, que foi mais que um irmão para mim, foi amigo, solidário e me ajudou a cruzar um momento dificil de minha vida.

Sempre encontrei no Chicão um grande amigo, um homem aberto, coração limpo e fraternidade a flor da pele. O mesmo juízo vale para o companheiro Júlio Ruivo, pessoa que aprendi a admirar, tornei-me amigo pessoal e sempre encontrei neles solidaridade e afeto.

Impossível nessas horas de reflexões que antecedem a Páscoa, não lembrar meu querido amigo Sérgio Perufo, a talentosa Cristiane e todo esse pessoal que faz a alma do poder executivo de nossa cidade ter um bom desempenho. Meu fraterno abraço a todos os secretários municipais, aos vereadores, sem exceção, assessores e funcionários do poder legislativo e executivo.

A Gisele Ribeiro Kolinski, de quem me tornei amigo e aprendi a admirá-la; a amável Denise Flório, também minha amiga na mesma intensidade; ao pessoal do gabinete, o Felipe, a Ionara e a Gabriela, o Gabriel, Paulo Menges, a todos meu abraço e minha gratidão nessa Páscoa. Sinto saudades do sorriso da Mara Rebelo, ela anda um pouco sumida e sua falta é notada em nossas vidas.

Meu grande amigo Ruderson Mesquita, pessoa boa e de coração livre, Rodrigo Vontobel, meu fraterno amigo de todas as horas, a ambos meu agradecimento nessa Páscoa.

Aos colegas de imprensa, pessoas boas e sempre minhas amigas, estendo minha gratidão. Leonardo Rosado, um moço de bom coração, Joniz Diniz e Paulo Pinheiro,  Naíse Quartieri, Jorge Costa, Edem de Paula, Sérgio Bueno, Rafael, Cláudio Irion, digno diretor de um Jornal sério e ao qual deverei me ligar nos próximos meses. Ao Beto Menegat, Pedro Zolim e ao Wilson Santos, a todos meu muito obrigado por tudo. Todos são pessoas livres, que sabem ocupar seus espaços sem querer destruir aos outros. Não pisam em ninguém no campo do coleguismo, não cultuam intrigas e nem vivem tramando para derrubar aos outros. Estendo o mesmo abraço aos colegas das Rádios e também a Vivian e a Alessandra, Tonhão, Luiz, Augusto, Edson...lá da câmara,

Nessa Páscoa, agradeço também aos nossos patrocinadores, leitores e amigos. Um abraço muito afetuoso no amigo Ademar Canterle, Liana, Rafael, Marta, Arthur, Tiago Gorski, Heron, Leonardo e a minha querida Sônia Nicola. Um abraço especial no Oracy Dornelles que está sempre ao meu lado zelando espiritualmente por mim, pela Nina e pela Lizi. Doutor Attus Moreira e Doutor Serafim Tusi, amizades que ganhei e sou grato pelas suas vidas e existência. Ao jovem André, também meu abração de Páscoa. E o Clovis Brum, que sempre que descobre que estou com um problema, aparece com suas palavras de conforto, amizade e carinho me chamando de JP.

Tenho amigos com quem converso durantes horas. Cito o Guilherme Bonotto, que sempre me procura e quer saber das novidades. Ao Cassal, pela presença e fé. Ao Luciano, que se tornou meu irmão e condifente. A Verinha e seus filhos, pelo carinho e acolhida. Ao Breno e Bruno, amigos sinceros, a mesma distinção. Ao seu Armindo Bochi, pelas horas de conversas, troca de informações e dicas quentes na área financeira. E ao Júlio Garcia, pelos longos e-mails de sempre...E ao Nelson Goelzer Filho, que volta e meia aparece aqui em casa, falando alto e preocupado com o futuro da cidade. Desejo Feliz Páscoa aos meus amigos de Jaguari, sem exceção, de todos os lados. Impossível citar um a um.

Sou grato as pessoas que fazem a Escola Jovino Zambonato, onde a Nina passa horas do dia. A Diretora Rosália, a professora Marta Machado, quantas vezes encontro-a com a Nina no colo, a todos os professores e funcionários da Escola, a todos, minha gratidão eterna.

Minha vida entra numa fase de tranquilidade como nunca vivi.  Juntamente com a advogada Eloí Martins Manganelli Cogo, que muito me ajudou graciosamente em momentos dificeis, estaremos entrando agora com a ação judicial principal contra a União na próxima semana. Durante um ano, até mais, colhemos provas, recolhemos documentos, certidões, localizamos pessoas e agora está tudo maduro e tudo pronto. Ela e o Diniz são meus amigos pessoais.

Dias atrás, meu querido amigo Chico Gorski, Diretor-geral da URI/Campus de Santiago, deu-me uma carona, viemos conversando, Chico é uma pessoa doce e amável, trouxe-me da URI até nossa casa, aqui no Bairro Monsenhor. Chico achou tudo muito longe e propôs que eu a Eliziane alugássemos uma casa mais perto da URI.

Pensamos muito na sua sugestão. Ante a perspectiva de mudança, eu a Lizi caímos numa profunda crise existencial, pois não temos mais vontade de sair daqui, tão bom é o lugar, tão amáveis e tão queridas são as pessoas conosco. Sei lá, as pessoas cuidam e amam a Nina, ela gosta das pessoas, nossa casa é aberta, nunca nos preocupamos com segurança, deixamos tudo à vista, bicicleta, calçados, roupas, carro ... nunca mexeram em nossas coisas. Conclusão após 3 dias pensando no assunto: pesou mais o amor, o afeto e o carinho da nossa vila, a escolinha da Nina, as professoras e funcionárias, as demais crianças e decidimos ficar por aqui, não vamos sair daqui. Foi nossa decisão mais sensata.

Do meu bairro, meus vizinhos de casa ao lado, ao Luiz, Grazi e ao seu filhinho querido, o Gabriel. Que pessoas amáveis e doces. Meus ex-vizinhos, Evandro, Silvana, Silvia, Marica, Zé, Rodrigo...

Tenho muitas dúvidas acerca do jornalismo duro, mas não tenho nenhuma dúvida acerca do ato de escrever; vou seguir escrevendo, vou atuar na área consultoria de revisão de forma profissional, na área de política internacional, com um contrato firmado, em princípio, de 12 meses, e quero produzir livros; esse, meu grande sonho.

Não tenho muita vontade de fazer política partidária, talvez eu esteja descrente das ideologias, sei lá, hoje não tenho paixão por isso, embora a política no sangue. Acho que perderia um tempo precioso que poderia dedicar a minha filhinha e a minha esposa, embora minha disposição de ajudar ao Luciano, Luiz Fernando Rocha e Márcio Manente, pessoas com as quais convivo e aprendi a ser amigo, mais do que amigo, são meus irmãos, assim como o Jorge Costa. Pretendo ser um bom diretor de marketing do UNIÃO e sou grato ao Luciano pelo convite que me fez; espero não decepcioná-lo.

Tenho uma empresa, uma atividade jornalística, pesquisas e de assessoria e consultoria, a qual não pretendo abandonar, mas pretendo dar uma profissionalizada melhor, até porque eu gosto muito disso, gosto muito de Pesquisas, de redações, de produzir textos, documentos, teses e sou muito novo para parar. E como tenho uma vida sedentária, busquei minha bicicleta que estava guardada havia dois anos no galpão do meu cunhado. Andando de bicicleta, exercito-me, combato o sedentarismo, passeio com a Nina e contribuo para uma vida saudável na natureza. Eu comprei aquela cestinha que vai em cima do varão e ali carrego a Nina. Ela adora andar de bicicleta, só que ela que tem que abanar para todas as pessoas que encontra e assim vai indo, abanando para todos que encontra, parece uma política, embora seja apenas uma bebezinha...ela que ela quer ser simpática e ainda não tem bem noção a quem cumprimentar, na dúvida, ela cumprimenta a todos com seus abanos.

Eu tenho um romance pronto, porém, dentro de mim, sempre o considero inacabado, tenho medo e insegurança em dizer que tal está pronto. Mas agora sei que terei tempo e tranquilidade para dar os arremates finais e criar a coragem necessária para que se impõem a um romancista. Não é fácil romper a condição que assumi nos últimos anos, muito mais um cronista de que um jornalista literário.

Deus deu-me uma filha maravilhosa, um doce raro, e ela mudou minha vida.  Se de um lado tenho muitas incerteza, com a Nina, de outro, descobri grandes certezas. Hoje tenho amor e apego a vida, vivo novas emoções, acompanho o desabrochar de uma vida,  cuido minha filhinha e a ensino em seus primeiros passos. Peço que Deus mantenha sua piedade comigo por mais um tempo, especialmente para eu guiar minha filhinha.

Minhas irmãs, meus cunhados, meus sobrinhos, e meus familiares emprestados pelo lado da Lizi, a todos votos de uma boa Páscoa e minha gratidão por tudo.

Obrigado a todos que me leem e a todos que me enviam e-mails.

Impossível citar e lembrar todos meus amigos e pessoas que eu gosto demais. Sintam-se todos contemplados com meu afeto e minha gratidão nessa Páscoa.

Finalmente, minha Lizi e a minha Nina, razões de uma vida, de uma construção, de alicerces e de esperanças, apostas, crenças e fés, sou grato a vocês duas, por tudo.