sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sexta-feira santa e a tentação do vereador Bianchini

Eu só acho que o Vereador Bianchini poderia ter dado essa notícia-bomba, a de que pode estar indo de malas e bagagens para o PSD, noutra data, senão véspera de uma sexta-feira santa. Primeiro, que há um toque de tetricidade nisso tudo; segundo, que foi mal planejado do ponto-de-vista do marketing, os jornais já estavam sendo rodados, o Folha já tinha circulado e nem o nova pauta, que diz dar as últimas, conseguiu acompanhar o raciocínio do vereador, o que é compreensível. Se essa notícia tivesse sido dada na tribuna do parlamento, segunda-feira, seria um estouro. Mas o Bianchini não se segura, se bem que com a velocidade da internet, ontem mesmo, ele provocou um incêndio, agitou os bastidores, tirou muita gente da cama e ligou as antenas de outros tantos. Meu telefone não parava, meu MSN chegava ter 8 pessoas, ao mesmo tempo, falando sobre o mesmo assunto.

Agora, quero confessar que não entendo o Vereador Bianchini, antes, achei que o entendia, a menos que ele seja um bipolar político/ideológico. Explico-me melhor.

Sempre achei que o Bianchini tivesse um perfil de centro-esquerda e essa impressão foi corroborada quando ele passou a criticar o neoliberalismo, passou a alinhar-se com o PT, declarou voto em Tarso, combatia o cultivo de exóticas no bioma pampa ... todas essas posições davam-lhe um perfil ideológico, tanto que o eleitorado de esquerda e centro-esquerda de Santiago lhe adoravam (ou ainda lhe adoram, não sei mais). E sei também quem não adora.

E assim ele foi se afirmando. Disse que só sairia do PP se fosse para o PT e consolidou essa imagem.

Salto na conclusão.

Logo logo o vereador viu-se desiludido com o governo Tarso e passou a acusar o inchaço da máquina, aumento de CCs, reajustes para esses, loeamento de cargos, negociações espúrias e - finalmente - os anunciados remanejos de policias militares parece mesmo ter sido a gota d´água que faltava. Entrou em rota de colisão com o governo Tarso, fez uma mea culpa compreensível e permanecia bem diante da opinião pública. Até dentro do PP ele passou a reatar relações, criou um clima fraterno nos últimos tempos e tudo parecia que se conduzia para um final feliz. Parecia, pois houve esse corte de ontem à noite e esse pegou muito fundo.

Agora, o vereador não só reavivou o sentimento de descontentamento com o PP, que parecia coisa do passado, pois sua retidão e honestidade lhe absolve daquelas críticas do passado e anuncia conversações e até eventual ingresso no PSD. E aqui a porca torce o rabo e tudo se complica.


Paulo Maluf e Afif
 Para quem cultivou uma imagem de ambientalista, centro-esquerda e anti-neoliberalismo, anunciar uma eventual adesão a um partido de direita, reacionário, neoliberal extremado (é só ver o pensamento do ideólogo ultra-liberal desse grupo Afif Domingos, fundador do PL junto com Alvaro Valle e também ex-candidato a presidência do pais pelo mesmo PL) liderado pela oligarquia paulista direitista e pela senadora Kátia Abreu, ícone do agronegócio, presidenta da confederação nacional da agricultura, inimiga declarada dos ambientalistas do país, ninguém vai entender mais, nem no Vereador Bianchini e nem nos ambientalistas ingênuos de Santiago que saem juntar lixo nas nascentes de rios, córregos e arroios. Sim, por que é uma ingenuidade sem precedentes a pureza deles aqui em Santiago juntando garrafas pets e sacos plásticos e suas lideranças nacionais apoiando e liderando medidas de grande impacto lesa-natureza como as que Kátia Abreu defende e sempre defendeu.

Ademais, desde Afif Domingos que foi secretário de agricultura de Paulo Maluf, ao próprio Kassab, ex-PL, ex-PFL, ex-DEM, ex-secretário de planejamento de Pitta ... toda essa ala paulista do PSD é malufista.

Senadora Kátia Abreu
Ademais, qualquer pessoa minimante instruída, sabe que a CNA e o pensamento de Kátia Abreu se alhinham - aqui em Santiago - com o pensamento feudal e latifundiário, não tem um desses ícones locais do Sindicato Rural dos latifundiários que não morram de amores por ela. A Senadora é conhecida pelo país afora como "Miss Desmatamento", em face de suas posições antiambientalistas e por sua apologia aberta à destruição de matas e florestas.

É uma pena que o Vereador Bianchini tenha feito esse anúncio, sincero é verdade, não questiono isso, mas profundamente equivocado do ponto-de-vista ideológico, incoerente com sua história digna de vida e profundamente contraditório do ponto-de-vista de alianças e aliados.

Não sem razão hoje é sexta-feira santa, dizem que o diabo está solto, todo o cuidado é pouco, até eu fico cuidando as palavras ... Mas Deus deu-nos o livre arbítrio para escolhermos com quem andar e o vereador Bianchini - se levar adiante seu intento - estará diante da mais titânica de suas lutas, pois será um confronto dele com ele mesmo e de sua história pessoal contra a força das ideologias, será o amor contra a tentação da carne. Aguardemos.