domingo, 1 de maio de 2011

1° de Maio de 1997 nascia o Jornal A Hora

Dia 1° de maio de 1997. Circulava pela primeira vez, em Santiago, a primeira tiragem do Jornal A Hora, com 2.000 exemplares; Hoje, o veículo - hoje - completa 14 anos e permanece fiel a linha de textos longos e opinativos, poucas ilustrações e circulação restrita; nasceu diferente dos jornais tradicionais, apostou na essência, no conteúdo e não foi indifrente frente a sociedade santiaguense e regional.


A manchete do primeiro número dava o tom:

“Santiago: a estética de uma sociedade contraditória”. A seguir, uma longa matéria de minha autoria sobre o deslocamento do eixo campo-cidade que fez emergir um forte proletariado urbano e ocasiona a formação de grandes bolsões de miséria. O primeiro texto discutia a proliferação de vilas, o inchaço habitacional e as novas demandas oriundas da urbanização forçada e semi-espontânea em face de novas conjunturas econômicas, tecnológicas e políticas.

Também, nesse primeiro número, publicamos uma longa matéria, intitulada “Excertos para entender o neoliberalismo” e demontramos com argumentos bastante didáticos o que eram essas propostas e como elas se constituiam, trazendo luzes e entendimentos para uma sociedade.

E nossa primeira Pesquisa foi exatamente sobre clonagem humana e como os santiaguenses se posicionavam diante do assunto.

Fiel ao propósito de intervir no debate político da cidade, saímos de sola atacando o lixão da Bonatto, os casos de doenças oriundos desse lixão, os problemas sociais que se derivavam dessa condição imposta aos moradores e tivemos a felicidade de sensibilizar - aos poucos - nossos agentes políticos, que foram compreendendo a força dos argumentos e a essência de nossa proposta.

A partir daí o Jornal nunca mais parou nesse propósito político, redefiniu-se várias vezes, deu nome ao primeiro veículo on line de Santiago - a horaonline - feito por Luciano Barreto e esse blogueiro, com um domínio próprio aqui de Santiagonet, lançado em março de 2000. Com a pouca adesão a esse tipo de jornalismo digital, numa época em que pouquíssimas pessoas tinham internet em Santiago, o jornal on line durou apenas 2 anos e foi substituido, em 2003, pelo meu primeiro blog juliocesarprates.blogspot. Como naquela época o BLOGGER só aceitava até 1.000 postagens, era necessário criar um blog novo uma vez por ano.

Assim, nosso protagonismo jornalístico em Santiago foi se consolidando, partiu do papel para a vertente digital e ainda segue fiel ao propósito de textos opinativos, interpretando os fatos e avesso a política publicar a notícia pela notícia.

Hoje é uma data carregada de simbologias em nossas vidas.