domingo, 1 de maio de 2011

Sobre a crise dos provedores de internet em Santiago

Boa noite Julio:


Quem nunca teve problemas com a ADSL da Brasil Telecom hoje conhecida como "OI"? Por favor, deixe um comentário. Fiquei animado com os relatos de alguns amigos, esses tiveram problemas com a Telefônica, e resolvi também falar um pouco das experiências desagradáveis pelas quais tenho passado.

Desde que solicitei a instalação da ADSL em casa, estou enfrentando problemas com a conexão. A comunicação entre o computador e o modem funciona perfeitamente, a configuração também Ok, modem sincronizado e o resultado: sem acesso à internet.

Em uma das visitas do técnico da operadora, ele condenou o modem, e disse que eu teria que fazer o processo de discagem, ao invés da conexão "automática", ou eu precisaria de um novo aparelho e etc, einfm o mesmo papo de sempre. Como o modem era um pouco antigo e estava a uns 2 anos parado, aceitei o fato e aceitei que ele reconfigurasse o modem.

Terminando a configuração, abriu a caixa de discagem, discou e conectou... mágica? Não, provavelmente o técnico estava certo e o modem estava com problemas. Pra ratificar sua glória, o rapaz desconectou e tentou conectar novamente.... oops... nada ainda... errr... enfim, umas 5 tentativas depois ele conseguiu. Outra tentativa e outros 10 erros até conectar. Aí ele teve a cara de pau de dizer que estava funcionando, só precisava de paciência. Confesso que na hora eu não aguentei e comecei a rir, além de técnico o cara poderia fazer sucesso contando piadas, que inveja.

Com um modem novo na mão, configurei tudo novamente e continuei com os mesmos problemas de acesso. Um modem e várias visitas depois, finalmente a BRT (OI) melhorou a situação fazendo reparos na sua rede. Não sei exatamente o que, mas melhorou.

Melhorou, porém, quero aproveitar e registrar aqui que até hoje o problema não foi totalmente resolvido, o que me faz sonhar ainda mais com a GVT em nossa região, afinal nao temos um concorrente a BRT (OI).Os casos dos provedores que existem hoje, que também são dependentes da "OI" passam pelo mesmo problema, não tem como modificar e satisfazer todo mundo, estamos localizados em uma região precária, dependente e temos de nos submeter a estes fatos desagradáveis ainda mais nos momentos em que mais necessitamos, a "Internet banda larga" como todos por ai dizem existe, sim existe, paga-se o valor absurdo para se ter algo agradável, quando em cidades como santa Maria paga-se menos da metade deste valor para ter um link superior e com diversos serviços a disposição.

Infelizmente temos de conviver com isso até uma futura "concorrente" aparecer e sim mudar totalmente as necessidades em nossa região e nossas demandas sejam tratadas à altura das exigências da cidadania santiaguense, do jeito que está é uma vergonha. 



Marcio Manente

Analista de Desenvolvimento de Sistemas
Email: marcio.manente@abille.inf.br
Msn: manente_gseti@hotmail.com
Abille Soluções em T.I Ltda
Endereço: Ilha bella Shoping Center, 518 - 2° Andar - sala 45 - 97700-000 - Santiago/RS
Fone: (55) 3251-0033
Site: http://www.abille.inf.br/