quarta-feira, 18 de maio de 2011

As reflexões da Professora Sandra Valeria Silveira Aquino

O assunto sobre variação dialetal ou variações linguísticas não é, conforme o email "uma defesa do erro de português", estranho aos professores santiaguenses, muito menos aqueles que foram alunos das competentes professoras Silvania Colaço e Sandra Oliveira na URI, que com clareza e competência sempre nos ensinaram como proceder em relação ao respeito com a linguagem coloquial e abominar os preconceitos linguísticos.

O que é relevante apontar é como os professores devem intervir para que seus alunos percebam que a linguagem falada difere da escrita e, ainda, que eles consigam utilizar-se dela em diferentes situações comunicativas. Dizer que alguém fala errado é um grave preconceito linguístico e todos deveriam ler " A língua de Eulália" com seus alunos, uma novela de Bagno, que humaniza e cria ponte entre o saber acadêmico e o conhecimento da língua do cidadão comum.

A única ressalva é quanto, em nome de modernidades mal interpretadas, professores comecem a distorcer conceitos de linguagem e aceitem qualquer construção. Belo o esclarecimento da professora Zélia, sempre conectada! Continuemos, sem negar a pluralidade linguística!


Professora Sandra Aquino.