segunda-feira, 5 de abril de 2010

As últimas e as primeiras

Estive na sessão do nosso glorioso parlamento hoje a tarde. Acho uma graça os vereadores dando boa noite em pleno início da tarde. Se por um lado é tudo fingimento e mentirinha para os ouvintes da rádio que transmite a sessão à noite, acho que é deselengante para quem vai la prestigiar os trabalhos legislativos.

Mas é sempre bom prestigiar os trabalhos dos nossos vereadores. Bianchini fez uma conclamação para todos votarem contra Yeda. E Pelé enaltaceu a bondade de Yeda e os benefícios para Santiago. Nada soaria estranho se não fossem ambos os vereadores do mesmo partido: PP.

Marco Peixoto invocou para si esse problema dos nossos trevos. Agora eu acho que o trevo do Batista vai ter uma solução. Marquinho é perfeito em tudo o que faz, embora tenha usado a tribuna da câmara, em plena segunda-feira, para desejar uma BOA PÁSCOA PARA TODOS OS SANTIAGUENSES. Ninguém entendeu nada, até porque a Páscoa já passou.

Diniz Cogo é disparadamente o mais dinâmico da oposição. Bateu forte em Yeda, em Chicão e elogiou Júlio Ruivo pela disposição de atuar em favor dos esportes amadores. Ratificou sua conclusão sobre a necessidade de Santiago apoiar Sandro Palma como candidato a deputado estadual.

Arlindo Alves, ao contrário de Diniz, assegura que vai apoiar Capoani, atual deputado e candidato a reeleição pelo PMDB.

Falando em PMDB, nos bastidores, a preocupação era com a posição de J.C. Gindri e Fernando Gonçalvez, ambos do partido, e que lideram o movimento contra a atual direção da tritícola. Explica-se: Ruderson Mesquita não é filiado a partido político algum, mas tem um pé no PMDB, a base do partido lhe adora, e Osmar Terra é uma espécie de padrinho político do diretor da Tritícola. Ademais, o advogado atual da tritícola, Rodrigo Vontobel Rodrigues, também é filiado ao PMDB e ligadíssimo a Diniz Cogo.

Júlio Ruivo passa o dia em Santa Maria, nessa terça-feira. Vai tratar assuntos da prefeitura. Mas, nos bastidores, muitos do PP de Santa Maria querem lhe ouvir sobre a candidatura Chicão, especialmente depois da nota que saiu sábado, em Zero Hora, onde Rosani Oliveira sustenta que a retirada da candidatura de Farret amplia as chances do ex-prefeito de Santiago. Não são poucos os santamarienses que já defendem abertamente apoio Chicão. Isso explica a incerteza que tomou conta do partido depois da decisão de Farret. Ensaiou-se a candaditura da vereadora Mara Rebelato para demarcar espaços, fala-se em Checcin, mas de concreto nada ainda.

Permanece aberta a discussão sobre a entrada de Chicão em Cachoeira do Sul, OFERTA direta de José Otávio Germano.

Hoja a tarde conversei longamente com Sandro Palma. Ele me disse existe um debate interno no PTB e tudo converge para a indicação de Zambiasi ser vice de Tarso Genro. Ele me disse, também, que, se isso acontecer, não concorre a nada.

Blog novo na área. Isadora Minozzo, cunhada do Denilson e irmã da Elizandra, ataca com seu blog NEM TUDO QUE PARECE, É...Para ler o blog, clique aqui. E a moça surpreende com seu existencialismo camusiano ao afirmar: "Meu único problema é não saber ao certo quais são as minhas idéias". Isso não é problema, é virtude. A consciência do não saber já é um salto, o problema são os que acham sabem de tudo.