terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Governo Júlio Ruivo, um balanço até aqui e as perspectivas para o terceiro ano


Prefeito Júlio Ruivo (foto Márcio Brasil)
 Analisar os governos e suas ações, produzir textos e reflexões, faz parte da tradição política de nosso Estado, embora em nossa cidade exista um certo acanhamento em função do analfabetismo funcional que crassa nos setores que deveriam puxar tais análises.


O governo do Prefeito Júlio Ruivo ingressa em seu terceiro ano e nada mais justo que a imprensa analisá-lo, afinal já passou o período de trégua, de crise e agora a coisa vai do meio para o fim. A oposição, que deveria ter um projeto alternativo de poder, deveria também ter o contraponto. Deveria.

Pessoalmente, eu tenho uma análise sobre a pessoa do Júlio Ruivo em si, que me parece muito boa, é o mais aplicado, chega cedo na prefeitura, é o último a sair, é um administrador muito sério, é honesto, e, sobretudo, é um estudioso das questões que envolvem o município, tanto que não teve preguiça e correu atrás de um Mestrado na área. Para mim, gostem ou não, mas é o melhor Prefeito que Santiago já teve. Será um problema a oposição enfrentá-lo em 2012.

Seu governo – inicialmente – foi um problema. Herdou complacências, teve que enfrentar recomendações duras do TC quanto ao funcionalismo, amargou a grande crise de 2009, viu os recursos do município serem pitoqueados, teve que mandar desligar até a luz de algumas repartições, cortou CCs e estagiários, impôs contenções, mas, afinal, soube sair-se bem. As coisas foram reequilibrando-se e – nesse momento – início do terceiro ano de gestão, tudo parece andar nos trilhos.

O ano de 2010 foi marcado por fortes conquistas para todos nós. Entretanto, essas devem ser creditadas ao governo de Júlio Ruivo, que teve o mérito de correr atrás, de acreditar no sonho, de buscar e até de dar prosseguimento naquelas ações iniciadas no outro governo, mas que ele fez parte, de qualquer forma, posto que era vice-prefeito.

Em síntese, seu governo tem grandes conquistas e dentre elas, destacam-se:

- Recapeamento asfáltico de avenidas;
-inauguração da casa do conhecimento na antiga sede da RFFSA;
- instalação de academias populares ao ar livre;
- plano de saúde para o funcionalismo;
- plano de carreira para o funcionalismo;
- SAMU, aliás, que baita conquista;
- ambulância neonatal;
- mais uma ambulância nova;
- inauguração de casas do projeto minha casa;
- feira do livro;
- grandes investimentos nos esportes, dentre os quais destacam-se o campeonato municipal e o projeto bola pro futuro na modalidade tênis; gramado no campo municipal;
- inauguração da casa do produtor;
- inauguração do núcleo de pesquisa e extensão (PSF São Vicente);
- instalação de água encanada na linha 8;
- próteses dentárias;
- PSFs em construção e em via de acabamento;
- escolas de marcenaria;
- novas empresas no Distrito Industrial;
- asfalto em Ernesto Alves;
- asfalto no João Aquino;
- consolidação do “Cidade Educadora”;
- calçamento Emancipar

Bem, são conquistas importantes, convenhamos. Assim, eu não tenho a menor dúvida de que o governo Júlio Ruivo vai muito bem, consolida-se a passos largos, obtém avanços significativos, ampliou e consolidou conquistas e parte para o terceiro ano com mais fôlego que o segundo.
Volto ao assunto ainda nesse mês, publicando mais um artigo afim.