domingo, 30 de janeiro de 2011

Pós-graduação em Licenciamento Ambiental

Hoje, qualquer consultor de mercado, analista educacional ou até mesmo os politicos (apesar de tudo) sabem na ponta da língua que existem 3 grandes nichos de mercado que envolvem o ensino superior no país, e quem assistiu a entrevista de Eiki Batista na REDE TV também pode ver a posição do grande empresariado nacional. Esses nichos são: ecologia/ambientalismo, informática/telemática e engenharia afins ao petróleo.

Aqui em nossa região, uma das maiores carências, seja na iniciativa privada, seja no setor público, é a questão dos licenciamentos ambientais e suas múltiplas implicações com a Ecologia e o Direito, especialmente. Aliás, não existe questão que mais exija uma interação com o Direito na interdisciplinariedade atual que a Ecologia e o Meio Ambiente, aí está a NEPA, os estudos de impactos ambientais, a base legal para a avaliação de impacto ambiental, o SISNAMA, o CONAMA, a reserva legal, as competências para o licenciamento ambiental, o processo de licenciamento, o enquadramento de atividades, os estudos de impactos e o respetivo RIMA, os prazos de emissão e a validade de licenças, as tarefas do EIA, as equipes mutidisciplinares...

A UR/ERECHIM aprovou no último conselho de campus a implantação de um curso em Licenciamento Ambiental. Será um curso de vanguarda, pós-moderno e em sintonia com o que há de mais atual na interação Ecologia/Direito. Por outro lado, esse curso será uma resposta à demanda de mercado em nossa região. As informaçãoes serão desconcentradas, posto que hoje poucos dominam o metier, haverá maior circulação de informações nas prefeituras da região, no comercio e atividades empresariais, uma vez que esse curso de pós-graduação estará formando profissionais, bacharéis e advogados, engenheiros, quimicos, arquitetos, biólogos, médicos, veterinários, vereadores, prefeitos e secretários municipais, dentro da visão mais moderna que existe na Ecologia e inserindo-os no mercado mais ascedente da atualidade, ao lado da informática/telemática e engenharia de petróleos e afins.

A URI/CAMPUS DE SANTIAGO tem a firme decisão de enveredar por esse caminho e também abrir o mesmo pós-graduação aqui em nossa cidade, oferecendo a mesma opção para toda nossa região. É uma decisão altamente sensata e inteligente, pois - afora estarmos ofertando aqui em Santiago - conhecimentos de ponta e de vanguarda na área de maior futuro nas ciências, as elites políticas da região e as elites empresariais, professores e técnicos de nível superior, se voltarão para dentro da Universidade, iniciando assim a interação tão necessária do poder público com a universidade.