segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sim, Santiago pode e o exemplo vem da Escola da URI

Dias atrás, foi publicada uma extensa lista com os nomes de alunos da Escola da URI que galgaram espaços tops nas melhores universidades públicas e privadas do nosso Estado. Analisando os detalhes dessa lista, saltam os olhos a qualificação desses alunos, muitos deles aprovados em primeiríssimos lugares nas mais concorridas unversidades federais gaúchas.

Assim, é necessário - para sermos justos - uma reflexão centrada nas razões desse sucesso, afinal raros são os estabelecimentos de ensino do nosso Estado que conseguem uma performance dessa natureza. É claro que existe, no caso em tela, uma interação, uma conjunção de interesses docentes e discentes, mas sobretudo vale destacar a qualificação dos professores da Escola da URI, sua seriedade, sua excelente formação, sua dedicação e o método pedagógico correto, pois curricularmente foram na mosca, ensinaram o que realmente interessa aos seus discípulos e o exemplo está aí. Aliás, o exemplo da Escola da URI - que subverte paradigmas - mostra que é possível, mesmo no interior e longe dos grandes centros, produzir uma Educação de qualidade e concorrer pari passu com as supostas grandes e tradicionais escolas dos grandes centros, capitais e regiões metropolitanas.

Esse exemplo enseja outras reflexões, principalmente para outros cursos da URI, especialmente os cursos de nível superior, mas vale - sobretudo - para nossa cidade, para nossa autoestima, para que acreditemos em nós mesmos, no nosso potencial, na nossa capacidade crítica, inovadora e transformacional.

Esse exemplo reveste-se de múltiplos significados, merece ser comemorado, saudado, festejado, incensado e guindado ao panteon da melhor estima santiaguense e regional. Ele mostra que nossas potencialidades não deixam nada a desejar a ninguém. Santiago precisa, a partir desse exemplo, revestir-se da couraça da crença no possível, alimentar a fé na esperança e encetar novas relações de confiança e destemor em nossas relações com outras comunidades.

Permito-me abrir uma pausa e dar meus sinceros parabéns a todos os Professores e Professoras da Escola da URI, direção, corpo técnico, funcionários e alunos. Vamos em frente, 2011 está aí e novas sementes promissoras precisam ser jogadas ao solo desse planeta e nessa semeadura, a Escola da URI tem sido impecável, exemplar, digna de ser cantada em versos e elogiada em nossas poesias, afinal qualidade é uma palavra rara, quando compreendida em sua amplitude, torna-se transcendente, pois mexe com nossos sentimentos mais nobres, relacionados ao orgulho e a estima, amor próprio, valorização do localismo, avesso a subnestimação e a depreciação. Melhor, impossível.

Sim, Santiago pode e o exemplo vem da Escola da URI.

===

Toma posse hoje, na Assembléia Legislativa do Estado, o nosso amigo e santiaguense José Francisco Gorski. Ele será nosso símbolo maior no parlamento gaúcho, representará nossa Terra e nossas idéias, nosso povo e nossa gente. Seu nome será associado sempre a Santiago, seja positivamente, seja negativamente. O que ele fizer ou deixar de fazer, refletirá em todos nós, razão pela qual sua posse - hoje - reveste-se de múltiplas significações.

Desejo boa sorte e bom trabalho ao Chicão e ao amigo Tavinho, pois essa empreitada não é das mais fáceis, mas, Santiago é Santiago e eles também vão encarnar o espírito do Escola da URI. Tenho certeza disso, nossa fibra guerreira, nossa qualidade e nossos talentos vão dar conta do recado.