segunda-feira, 2 de maio de 2011

Justiça ou Vingança

Os Estados Unidos, país mais poderoso do planeta, apresentou a morte de Osama Bin Laden, essa noite, como sinônimo de justiça.

Depende de enfoque.

Eu tenho uma opinião diferente; depois de uma década, quando as feridas do WTC já estavam sendo esquecidas, esse assassinato reviverá nos partidários do grupo de Osama e em muitos grupos e sub-grupos o espírito revanchista e a vingança será a pauta do dia.

Não acredito que uma morte símbolo intimide os guerreiros do islã; pelo contrário, acredito que essa morte terá conseqüências piores e desastrosas para o futuro das relações internacionais.

É claro que para o Presidente Barack Obama colhe um grande trunfo eleitoral, nem tanto no eleitorado democrata; mas os republicanos americamos, saudosistas da era Reagan, devem estar eufóricos com o discurso de Obama. Não resta a menor dúvida que para a sociedade americana foi uma grande jogada democrata, talvez a mais genial de todas e com reflexos poderosos na sucessão americana.

A indústria bélica, àvida em fomentar conflitos pelo mundo, também deve estar adorando esse recrudescimento, os falcões que davam as cartas no pentágono, na era Bush, vivem horas de euforia. A imprensa, acrítica, fala em justiçamento.

Ninguém sabe prever o virá!!!

Essa foto, de Osama morto, corre o mundo nessa manhã; perplexidade total. O símbolo é muito forte e a imagem fala por si só.

Esse ato, como tudo na vida, tem outro lado e outras conseqüências. O futuro a Deus pertence e torcemos para a guerra não seja santa.